Algumas questões importantes para entender o que significa a extinção da Renca na Amazônia

Entenda o histórico e o que está em jogo no decreto que libera a reserva no Amapá e Pará para exploração mineral.

Leia Mais Arrow

Soberania alimentar e territorial brasileira em xeque

Mais de três milhões de hectares de terras brasileiras estão hoje nas mãos de 20 grupos estrangeiros, uma média de 137 mil hectares por grupo, segundo dados da ONG canadense…

Leia Mais Arrow

Lucro da Vale expõe os abusos socioeconômicos da mineração no Brasil

A Vale publicou o resultado de suas operações em 2016: um lucro líquido de R$ 17,45 bilhões e um crescimento do valor de mercado de 143,6%. Para a dupla felicidade…

Leia Mais Arrow

Seminário promove troca de experiências e saberes para fortalecer a luta por direitos na Amazônia

Como a atual conjuntura política e econômica do país e internacional afetam a garantia de direitos socioterritoriais na Amazônia e quais estratégias que a sociedade civil e movimentos sociais podem…

Leia Mais Arrow

Um Novo Parque de Proteção Integral na Amazônia: uma boa notícia?

O processo de consulta pública para a criação do Parque Nacional dos Campos Ferruginosos de Carajás, entre os municípios de Canaã dos Carajás e Parauapebas no Pará, tem sido recebido…

Leia Mais Arrow

Amazônia e o grande apetite chinês

“A China não faz nada de improviso”: esse é um alerta importante feito pela socióloga e pesquisadora Camila Moreno, autora do livro “O Brasil Made In China”, que investiga o…

Leia Mais Arrow

Relatório da ONU denuncia ataque a direitos no Brasil – governo ignora, indígenas resistem

O relatório especial da ONU sobre os direitos dos povos indígenas brasileiros, apresentado no último dia 20 de setembro, é enfático: o Brasil não só não avança na proteção dos…

Leia Mais Arrow

Os maiores devedores da Amazônia e suas perigosas relações – sonegação, trabalho escravo e desmatamento

A Amazônia é uma das regiões mais ricas do planeta. A imensidão da biodiversidade e fartura de recursos naturais tornam os sete estados amazônicos literalmente ricos por natureza. Mas em…

Leia Mais Arrow

Para quilombolas, golpe de Temer foi ainda mais profundo

Até abril de 2016, a grande luta das comunidades quilombolas no Brasil era garantir mais direitos, com demarcação e titulação de suas terras. A briga já era difícil, mas o…

Leia Mais Arrow

Do caos à lama: a verdadeira e cruel face do modelo mineral brasileiro

O rompimento da barragem de Bento Rodrigues, em novembro de 2015, deixou mais do que um imenso rastro de destruição causado pela lama com rejeitos de mineração. Revelou também como…

Leia Mais Arrow