Com escassez de recursos e terras, China mira a agricultura brasileira

Entre 2012 e 2017, o PIB per capita da China cresceu 48% enquanto o brasileiro ficou estagnado. Esse crescimento potencializa a demanda chinesa por soja, milho e carne, entre outros…

Leia Mais Arrow

Grandes projetos na Amazônia expõem a influência da China em violações socioambientais

Grandes obras de logística na Amazônia Legal, em pleno processo de implantação, mostram o peso da China na mudança da dinâmica econômica da região. A ferrovia Transoceânica, a Ferrovia Paraense…

Leia Mais Arrow

Fim do Bolsa Verde deixa mais de 50 mil pessoas em situação de extrema pobreza desamparadas

Diversos movimentos caminham para agravar ainda mais a brutal diferença existente entre a realidade brasileira do topo e da base da pirâmide. É o caso do fim do Bolsa Verde,…

Leia Mais Arrow

Com estratégias sofisticadas, chineses aumentam seu domínio sobre o Brasil

Desde que se tornou o maior parceiro comercial do Brasil, em 2009, a China seguiu um caminho bastante claro: participar do maior número possível de negócios em território brasileiro, adquirindo…

Leia Mais Arrow

Vale no centro do conflito de terra em Canaã dos Carajás

Em Canaã dos Carajás é usual entre conversas de seus moradores a afirmação de que a Vale já comprou mais de 50% das terras do município e de que é…

Leia Mais Arrow

530 terras indígenas estão completamente paralisadas pelo governo Temer

De onde menos se espera, daí é que não sai nada mesmo, já diz o ditado. Nesse sentido, o governo Temer cumpre fielmente as expectativas. Somado ao desmonte institucional e…

Leia Mais Arrow

Amazônia Legal concentra 81% dos assassinatos no campo

137 assassinatos entre 2015 e 2017, cerca de 80,6% dos casos registrados no Brasil. E 977 conflitos envolvendo 94 mil famílias. É o que revela o “Atlas de Conflitos na Amazônia”, lançado pela Comissão Pastoral da Terra (CPT).

Leia Mais Arrow