Paredão A

Esta hidrelétrica está prevista no Programa de Aceleração do Crescimento – PAC2 e no Plano Decenal de Energia 2023 – PDE 2023. O Estudo de Inventário Hidrelétrico da Bacia Hidrográfica do Rio Branco foi realizado pela empresa Hydros Engenharia LTDA e a ficha de abertura do licenciamento desta obra foi protocolada no órgão licenciador em abril de 2012.

Responsabilidade pelos estudos de impacto ambiental: LEME Engenharia LTDA

Capacidade: 199,3 MW

Investimentos previstos: Valor não divulgado em razão da possibilidade de uso do Regime Diferenciado de Contratação – RDC. (Fonte: Balanço do PAC 2015)

Estágio: Ação Preparatória. Termo de Referência ainda não emitido.

O licenciamento está sob a responsabilidade do Ibama.

Municípios atingidos: Alto Alegre e Mucajaí, ambos em Roraima.

Terras Indígenas: segundo informações do Ibama, a hidrelétrica não afeta diretamenta Terras Indígenas, mas as Terras Indígenas mais próximas são a Yanomami e a Raimundão, localizadas a aproximadamente 35 km e 25 km, respectivamente.

Unidades de Conservação afetadas: Floresta Nacional de Roraima na zona do entorno (num raio de 10 km da unidade) e Estação Ecológica de Maracá na zona do entorno (num raio de 10 km da unidade).

Segundo informações preliminares divulgadas pelo Ibama o projeto, que está em fase inicial de licenciamento afeta também duas áreas apontadas como Áreas Prioritárias para Conservação.